Pular para o conteúdo principal

NÃO ATENTEM CONTRA OS MORADORES DE RUA


Ao sair hoje do Projeto Videiras, eu vinha conversando com minha amada esposa Débora, sobre o prazer que tenho a cada dia em trabalhar com os chamados menos favorecidos, neste caso, com os Moradores em Situação de Rua. Ouvir os seus grandes problemas, seus grandes dilemas, suas tristes dores, suas aflições, angústias e choros é coisa de doer qualquer coração, mas na verdade é um grande privilégio que Deus me deu. Confesso que a cada dia aprendo a mar mais e mais essas pessoas e a entender suas angústias e suas grandes dificuldades. Já falei que talvez eles mesmos tenham me ensinado muito mais, do que eu mesmo tenha ensinado a eles.  



Na verdade, a Associação Projeto Videiras é uma organização cristã totalmente comprometida com os menos favorecidos, e em especial com os Moradores em Situação de Rua em todos os seus direitos. Nossa entidade foi chamada a trabalhar para que todos, família, sociedade, igreja e Estado, sejam participantes na promoção do bem-estar desses menos favorecidos, e que muitas das vezes foram tangidos e varridos para distante da nossa sociedade. Como o salmista, nós não só desejamos como também cremos que bem aventurado é aquele que faz justiça ao oprimido e dá pão ao que tem fome, conforme nos ensina a boa Palavra de Deus (Salmos 146:7).

Infelizmente temos a afirmar, que a sociedade brasileira, e também os governantes, costumam atentar contra a vida dos menos favorecidos. Isso não é nada novo. No desenvolvimento da História essa prática tem se repetido muitas das vezes. Governantes, que deveriam promover a justiça e a preservação da vida em especial, a vida dos mais fracos, são os que mais atentam contra ela. Por outro lado, o alerta bíblico deveria nos servir de alerta para uma necessidade de assumirmos a proteção dos mais fracos, como prioridades nas nossas agendas de ministério. O alerta de Jesus de que ele passou fome na vida dos necessitados, nos convida a colocarmos esses pobres necessitados no centro de nossas iniciativas e preocupações (Mateus 25: 31- 46).    

Como uma entidade ou missão de ajuda humanitária cristã, que é a Associação Projeto videiras, preocupada com os menos favorecidos, além do compromisso com a ética e com os valores do evangelho do Reino de Deus, nós estamos comprometidos também com as normas internacionais dos direitos humanos e com a Constituição Federal do Brasil. Esses importantes documentos nos orientam em ações dos que lutam por melhores condições de vida, justiça e igualdade. São eles: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e como já comentamos a própria Constituição Federal do Brasil.

Nesses importantes documentos estão estabelecidos que todo indivíduo tenha o direito a vida, à liberdade e a segurança pessoal. E que ninguém deve ser submetido à tortura, nem a penas ou mesmo tratamentos cruéis e desumanos ou degradantes. Fica também estabelecido que todas as pessoas independentes da posição social têm total direito ao amor e a compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade. Sem se falar que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a todo mundo, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Infelizmente, basta andar pelas ruas de todas as cidades para constatar que, na maioria das vezes, em todo o tempo os direitos estabelecidos acima são violados, em especial pelo Estado que deveria oferecer bem-estar e proteção da vida para o ser humano como um todo. Digo na maioria das vezes, pois ficamos felizes em sabermos, que mesmo sendo uma minoria, mais ainda temos governantes que, preocupados com a realidade social dos menos favorecidos, estão realizando importantes trabalhos, não medindo esforços para investirem naqueles que geralmente são desprezados por nós. Como exemplo, citamos a Secretaria de Assistência Social da Cidade de Ipatinga, a digníssima prefeita Cecília Ferramenta. Também não poderíamos deixar de citar a nobre Doutora Joecélia Pereira Coutinho na cidade de Itabela, no extremo-sul da Bahia, que mesmo diante de uma cidade pequena e com pouco recurso, mas também tem investido na vida dos menos favorecidos. São exemplos como estes, destas duas grandes governantas que  estão realizando importantes trabalhos, que também nos animam a prosseguirmos.        

Ora, o evangelho de João nos diz que o Espírito da verdade nos guiará a toda a verdade. Devemos, portanto, buscar o discernimento para analisar esse problema com espírito crítico e não deixar nos enganar, sendo levados por idéias deturpadas de muitos da nossa  sociedade, que não querem nenhum compromisso com os menos favorecidos. 

É necessário discutir com seriedade a epidemia e o genocídio que muitas das vezes sofrem os nossos menos favorecidos. Os seus direitos fundamentais não podem ser negados diariamente. É preciso que se criem políticas públicas que visem favorecer a essa classe dos menos favorecidos. Como cristãos que somos, comprometidos com a verdade e a vida plena para todas as pessoas, em especial para os mais fracos, que lutemos em favor da vida, e que tenhamos o grande compromisso de denunciar toda forma de distorção à realidade, criminalizando na verdade, aqueles que em muitas das vezes não passa de vítimas, dado a um sistema capitalista explorador que aí se encontra.   

Assim como Jesus, todos nós devemos nos indignar contra todo tipo de atitude que não promova a vida em toda a sua dignidade a todos os seres humanos.

A Associação Projeto Videiras como uma entidade cristã comprometida em seguir Jesus, e os valores da ética e da moral, diz não ao abuso e a exploração àqueles que menos precisam. Eles são também os nossos irmãos e foram criados à imagem e semelhança de Deus. Assim, a Associação Projeto Videiras, uma missão que atua pelo direito à vida, pela transformação, transmudação, e pela melhoria na vida dos menos favorecidos, vem dizer sim, no sentido de que todos nós, indistintamente, tenhamos os nossos direitos garantidos, e que sejamos cidadãos plenos, com amplas oportunidades de superar a própria história e a realidade de vida.

Portanto, a Associação Projeto Videiras convida toda a sociedade, e liderança em geral; inclusive os pastores, a se ter um firme posicionamento ao lado da vida e do anúncio da Boa Nova de grande alegria para todo o povo, conforme o que nos ensina a Palavra.

E, para finalizar, devemos nos lembrar muito bem o que o Mestre nos ensinou: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundancia” (João 10: 10).



ASSOCIAÇÃO PROJETO VIDEIRAS
Rua Santa Bárbara, 28, Centro, Ipatinga-MG.
Do amigo, Edinaldo Felipe dos Santos, adaptado do texto de Ariovaldo Ramos e João Helder Diniz, da Visão Mundial, com o título, Não atentem contra a vida de nossas Crianças.  
Edinaldo é fundador e presidente de honra da Associação Projeto Videiras, entidade que trabalha com Moradores em Situação de Rua, na cidade de Ipatinga/MG: 031 3824-0007; 85172884.                        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma Protestante - 31 de outubro

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.  Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.  Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.     1ª Tese Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.  2ª Tese E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitên

Participação Indigna na Ceia

by João Calvino Fonte: As Institutas – volume 4, João Calvino, Cultura Cristã, pág. 28-9. Alguns, querendo preparar os homens para a digna participação do sacramento, têm afligido e atormentado cruelmente as pobres consciências, sem todavia lhes ensinarem nada do que é necessário ensinar. Dizem eles que para comer dignamente a Ceia é preciso estar em estado de graça. E interpretam que estar em estado de graça é estar purificado de todo pecado. Por esse ensino, todos os homens que estiveram e estão na terra seriam excluídos do uso deste sacramento. Porque, se é questão de considerarmos a nossa dignidade em nós, significa que esta é feita por nós! Isso só nos pode causar ruína e confusão. Ainda que nos empenhemos com todas as nossas forças, nada conseguiremos, senão que acabaremos sendo mais indignos ainda, isso quando a duras penas lograrmos encontrar alguma dignidade em nós.

Convocação RO-2020

Do: Secretário Executivo do PRVA Aos: Conselhos e Pastores Assunto: Convocação para LIV Reunião Ordinária do PRVA Saudações,      Conforme atribuições constitucionais e mediante decisão do PRVA em sua Ata nº  111 da LIII  RO, remeto termo de convocação do PRVA para sua LIV Reunião Ordinária  que ocorrerá entre os dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2020, com verificação de Poderes às 19:00h da 5ª feira,  dia 17, na Igreja Presbiteriana do Floresta.      Lembramos aos amados que, para o Representante de Igreja necessário se faz:  Credencial; Livro de Atas e; Relatórios da Igreja, conf. art. 1º $3º do Modelo de  Regimento Interno Para os Presbitérios.      O Ministro, por sua vez, deve apresentar:  Carteira de Ministro; Relatório de Atividades  referente ao ano eclesiástico, conf. art. 1º $4º do Modelo de Regimento Interno. Para os Presbitérios e; Por decisão do PRVA doc. nº. 55 da XLIII RO e doc. nº 61 da XLV RO/PRVA apresentação do carnê de contribuição ao INSS – últimas 12 parcelas.