Pular para o conteúdo principal

A LIBERTAÇÃO INTEGRAL NA VIDA DE UM SER HUMANO

MARCOS 5:  1- 20  

Um grande filósofo do passado por nome Karl Jaspers dizia que não há nenhuma filosofia do Ocidente que não tenha sido desenvolvida sem que a Bíblia fosse o Pano de fundo da questão. Enquanto isto, Karl Max que veio bem depois de Jesus e da Igreja Primitiva, tentou criar um projeto interessante de uma sociedade semelhante a Igreja Primitiva, com base no conceito da tradição judaico cristão, só que Marx pecou, quando imaginou que ele poderia fazer isso sem a necessidade de Deus. E, em outras palavras, Jung dizia que ainda que ele não acreditasse, mas não se pode negar que a fé realiza coisas tremendas que nem imaginamos em termos de proporcionar bem à humanidade.

Como pastor, não posso negar que estou consciente das propostas terapêuticas nas curas das pessoas, especialmente aquelas propostas que sugerem a necessidade de re-significar a história e seus momentos específicos. Creio também na cura pela fala, na mediação, na medicação. Admito que a tomada de consciência e a possibilidade de uma boa conversa pode trazer cura, refrigério, libertação, ou no mínimo, aliviar tamanha e forte dor no coração e na alma de qualquer um, que de outra maneira dificilmente seria possível. Por outro lado, não posso negar também que em diversos aconselhamentos eu mesmo já tentei que tais coisas acontecessem na vida das pessoas, o que infelzimente não deu nada certo. Quantas vezes assistir esse filme na vida de muita gente. No final não aconteceu nada de positivo. 

Todavia, quando Jesus entra a coisa é transformada para melhor.    

0l) Jesus trouxe na vida daquele moço uma libertação de si mesmo, pois ela estava fora de si. Porque não dizermos que talvez este seja um dos níveis mais difíceis de libertação.

02) Jesus trouxe na vida aquele moço uma libertação de alcance psíquico. A sua cabeça estava confusa sem saber o que fazer.  

03) Jesus trouxe na vida daquele rapaz uma libertação de alcance familiar. Ele foi reintegrado à familia.  

04) Jesus trouxe na vida daquele moço uma libertação de alcance social. Ele vivia fora de si, da familia e da sociedade.   

05) Jesus trouxe na vida daquele moço uma libertação de alcance espiritual. Ele vivia sendo destruido por forças espirituais do mal. 

06) Jesus trouxe na vida daquele homem uma libertação de maneira abundante. Ele vivia ao relento, sem casa, sem lugar para colocar sua cabeça, sem comida, sem dignidade de vida, sem cidadania, sem direito à vida. Jesus trouxe a ele uma vida abundante (João: 10: 10).     

O texto nos ensina que Jesus se aproximou daquele excluído. E é por isto também que nós não podemos ser como o Justo Veríssimo da vida, que não se aproximava do pobre porque não queria se sujar de pó, sangue e poeira. Ora, o evangelho é integral e a libertação também. “Não há coração puro que não seja apaixonado”, já dizia Jhon Machay. Como dizia Padilha: “A Bíblia não ensina uma fé só para a “outra vida”, que não resulta em compromisso como o seu semelhante, compromisso enraizado no evangelho. Não há lugar para estatísticas do tipo “quantos morrem sem Cristo a cada minuto”, se não levarmos em conta quantos morrem de fome”. 

Edinaldo Felipe dos Santos   
Associaçao Projeto Videiras/ Ipatinga-MG
(031) 3824-0007; 85172884

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma Protestante - 31 de outubro

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.  Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.  Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.     1ª Tese Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.  2ª Tese E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitên

Participação Indigna na Ceia

by João Calvino Fonte: As Institutas – volume 4, João Calvino, Cultura Cristã, pág. 28-9. Alguns, querendo preparar os homens para a digna participação do sacramento, têm afligido e atormentado cruelmente as pobres consciências, sem todavia lhes ensinarem nada do que é necessário ensinar. Dizem eles que para comer dignamente a Ceia é preciso estar em estado de graça. E interpretam que estar em estado de graça é estar purificado de todo pecado. Por esse ensino, todos os homens que estiveram e estão na terra seriam excluídos do uso deste sacramento. Porque, se é questão de considerarmos a nossa dignidade em nós, significa que esta é feita por nós! Isso só nos pode causar ruína e confusão. Ainda que nos empenhemos com todas as nossas forças, nada conseguiremos, senão que acabaremos sendo mais indignos ainda, isso quando a duras penas lograrmos encontrar alguma dignidade em nós.

Aniversário da Comunidade Presbiteriana Videiras

COMUNIDADE PRESBITERIANA VIDEIRAS Avenida Felipe dos Santos, 243, Cidade   Nobre/ Ipatinga-MG. (031) 3825-4700. 85172884            Aos ama dos         Vimos por meio desta convidar   para   as   festividades que acontecerão na nossa Comunidade durante o   mês de outubro, alusivos aos nossos quatro anos de organização, com o   encerramento especial   para os dias 25 e  26, conforme programação e cartaz acima: