Pular para o conteúdo principal

UMA IGREJA PARA A CIDADE

Versos Os protestos do Dia 15 de Março

No dia de hoje estamos presenciando muitas manifestações contra a presidenta Dilma e contra o PT. O pior é que realmente a situação do Brasil não está nada boa. Manifestações contra a falta de ética, imoralidade, inflação, por uma melhor situação política e econômica, saída da presidenta, é tanta gente que, segundo os especialistas, só na AV. Paulista, são mais de 01 milhão de gente.
É correto protestar? Sim, desde que não fira os princípios da ética e que seja feita sem rebeldia, etc. E o crente pode? Não só pode como deve, desde que saiba protestar e o faça sem destruição, etc. Por outro lado, acho curioso porque recentemente no mês de outubro tivemos alguns candidatos à presidência. Talvez nós poderíamos ter pensado um pouquinho melhor na olha da escolha, especialmente nós os cristãos (não sou nenhum político partidário).        
Por coincidência, neste fim de semana resolvemos promover com Pedro do Borel na nossa Comunidade, um evento intitulado: Uma Igreja Para a Cidade. Nem me lembrava que neste mesmo fim de semana teríamos os protestos nas ruas.   
Estou convicto que precisamos de igrejas mais relevantes na nossa sociedade, comprometida com nosso contexto e realidade. Infelizmente nem sempre isto acontece. Muito comum ouvirmos a expressão de que crente não quer saber das coisas do mundo, pois cristão é cidadão dos céus, dizem alguns. Ele não tem nada a ver com as coisas do presente, como se não tivéssemos nenhum compromisso com a sociedade atual, acrescentam outros.    
Infelizmente o que se presencia é uma omissão da igreja e dos cristãos, de um modo em geral, fugindo do seu compromisso coletivo, priorizando uma ética individualista, que visa apenas seus próprios interesses. Deixa de valorizar a necessidade dos irmãos e da sociedade como um todo. Conseqüência disto é o que estamos presenciando no dia de hoje com as manifestações. 
Ao longo da Escritura Sagrada encontramos o registro da ação de Deus, intervindo na história humana. Por vezes essa intervenção se deu de forma direta, mas, via de regra, respeitando os processos históricos, os contextos políticos/sociais e religiosos, chamando o povo a cooperação como protagonista para a transformação da sociedade como um todo. 
Se observarmos alguns períodos do passado da igreja vamos notar o mesmo, ou seja, uma igreja participativa e transformadora, como, por exemplo, no tempo da Reforma Protestante.  
A igreja precisa ter relevância na sociedade e no contexto em que se encontra inserida para fazer diferença em todas as áreas, quer seja na política, na economia, na arte, na literatura, coisas boas  deixadas por Deus, mas afetadas pelo pecado. Como? Salgando, iluminando e transformando, pois só assim teremos uma sociedade transformada, justa e equânime para louvor do Pai que nos ama.
Se você observar bem vai ver que no Velho Testamento isto aconteceu na vida de homens como José do Egito, Moises e muitos outros. No Novo Testamento encontramos Jesus, Paulo Estevão e demais no passado fazendo o mesmo.     
Tenho convicção que se tivéssemos uma comunidade relevante, evidentemente muitas coisas ruins do nosso Brasil e no mundo deixariam de acontecer. Por certo teríamos um mundo melhor, com menos inflação, menos miséria, menos corrupção, menos pobreza, menos droga, menos crime, menos violência, mais emprego, mais educação, mais alimentação, mais habitação, mais justiça..., valores que tem a ver com o Reino de Deus. Esse é o nosso papel como igreja de Jesus: Participar Para transformar, sendo uma Igreja Participativa na Cidade e não mais uma igreja na cidade.    
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNIDADE  PRESBITERIANA VIDEIRAS
Por uma igreja relevante e transformadora na sociedade.  
Avenida Felipe dos Santos, 243, Cidade Nobre - Ipatinga/MG.

Importantíssimo!
Quer conhecer mais sobre Missão Integral, com aulas praticas?
Curso de Missão Integral aqui no segundo semestre deste ano.
Aulas de quinze em quinze dias: (031) 3825-4700; 85172884; 3824-0007

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma Protestante - 31 de outubro

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.  Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.  Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.     1ª Tese Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.  2ª Tese E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitên

Participação Indigna na Ceia

by João Calvino Fonte: As Institutas – volume 4, João Calvino, Cultura Cristã, pág. 28-9. Alguns, querendo preparar os homens para a digna participação do sacramento, têm afligido e atormentado cruelmente as pobres consciências, sem todavia lhes ensinarem nada do que é necessário ensinar. Dizem eles que para comer dignamente a Ceia é preciso estar em estado de graça. E interpretam que estar em estado de graça é estar purificado de todo pecado. Por esse ensino, todos os homens que estiveram e estão na terra seriam excluídos do uso deste sacramento. Porque, se é questão de considerarmos a nossa dignidade em nós, significa que esta é feita por nós! Isso só nos pode causar ruína e confusão. Ainda que nos empenhemos com todas as nossas forças, nada conseguiremos, senão que acabaremos sendo mais indignos ainda, isso quando a duras penas lograrmos encontrar alguma dignidade em nós.

Aniversário da Comunidade Presbiteriana Videiras

COMUNIDADE PRESBITERIANA VIDEIRAS Avenida Felipe dos Santos, 243, Cidade   Nobre/ Ipatinga-MG. (031) 3825-4700. 85172884            Aos ama dos         Vimos por meio desta convidar   para   as   festividades que acontecerão na nossa Comunidade durante o   mês de outubro, alusivos aos nossos quatro anos de organização, com o   encerramento especial   para os dias 25 e  26, conforme programação e cartaz acima: