Pular para o conteúdo principal

Uma Igreja Bem Dinâmica

Na verdade, como que nós precisamos ter igrejas vivas em todos os sentidos. Por outro, fico imaginando como tem comunidades que avançam e crescem tanto, enquanto outras vivem mortas e inertes; inclusive, já pregamos aqui porque a igreja existe, e se você observar, vai notar também que a maioria das reflexões na nossa comunidade gira em torno desses temas.   

Na ocasião refletimos que em relação a Deus, a igreja existe para adorar; em relação a si mesma ela vive para treinar, caminhar em comunhão, unidade, mutualidade de uns para com os outros. Com relação ao mundo a igreja existe para evangelizar e transformar a sociedade, ajudando a mesma em todos os sentidos. Ela não pode viver apática, mas simpática diante da sociedade.  
 

Enfatizamos que "a maior missão da igreja não é fazer missões, mas adorar a Deus, mesmo porque Deus, e não o homem que é o centro de todas as coisas, e missões existem para salvar um povo que adora um Deus vivo".

Então, uma igreja viva adora de todo coração. "Apocalipse descreve a igreja adorando aquele que está assentado no trono, soberano, santo e tem as rédeas da história em suas mãos. Ela adora o Cordeiro que foi morto, o Leão da tribo de Judá, que venceu para abrir o livro e seus sete selos". Assim sendo, em relação a Deus a igreja nasceu para adorar um Deus poderoso.  

Mas essa adoração tem a ver com conteúdo e não com a forma. A Bíblia não fala de uma forma litúrgica, mas de um povo de Deus adorando com sinceridade, verdade e alegria. Portanto, culto não é show, funeral, ou uma apresentação para ser visto pelos homens, mas um ato de adoração que prestamos para um Deus vivo e verdadeiro. Não uma adoração centrada em um lugar especifico, mas em todos os lugares (Jo 4: 20).   

Não existe lugar mais sagrado que outro. Não é o lugar que autentica a adoração, mas a atitude do adorador, por isso que culto é autenticado lá fora, escreveu o teólogo num passado distante em uma de suas excelentes obras.

Uma adoração com entendimento e com razão (Jo 4: 22), muito preparo e oração. Não um ritual vazio de compreensão, sem unção, sem Cristo no  centro. Culto não é para agradar os homens. A música não é para entreter e agradar ninguémn, mas Deus. A verdadeira música vem do céu, é endereçada ao céu (Sl 40:3). Uma adoração em que o adorador precisa ter vida diante de todos, inclusive no altar com Deus, para prestar uma adoração bem sincera.

Que sejamos nós esta igreja. Uma comunidade prepocupada em adorar de coração, treinar crentes, ajudar um ao outro, viver em mutualidade, que visa alcançar os outros, sendo fiel, evangelizando o mundo, causando forte impacto neste bairro, cidade onde estamos localizada, nação e mundo, para louvor do Pai, inclusive de casa em casa, sabendo que adoração, treinamento e testemunho não podem viver de maneira separada e isolada. 

Vamos ser uma Comunidade viva e dinâmica!   

Por ser assim mesmo, do seu conservo, Edinaldo Felipe dos Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma Protestante - 31 de outubro

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.  Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.  Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.     1ª Tese Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.  2ª Tese E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitên

Participação Indigna na Ceia

by João Calvino Fonte: As Institutas – volume 4, João Calvino, Cultura Cristã, pág. 28-9. Alguns, querendo preparar os homens para a digna participação do sacramento, têm afligido e atormentado cruelmente as pobres consciências, sem todavia lhes ensinarem nada do que é necessário ensinar. Dizem eles que para comer dignamente a Ceia é preciso estar em estado de graça. E interpretam que estar em estado de graça é estar purificado de todo pecado. Por esse ensino, todos os homens que estiveram e estão na terra seriam excluídos do uso deste sacramento. Porque, se é questão de considerarmos a nossa dignidade em nós, significa que esta é feita por nós! Isso só nos pode causar ruína e confusão. Ainda que nos empenhemos com todas as nossas forças, nada conseguiremos, senão que acabaremos sendo mais indignos ainda, isso quando a duras penas lograrmos encontrar alguma dignidade em nós.

Convocação RO-2020

Do: Secretário Executivo do PRVA Aos: Conselhos e Pastores Assunto: Convocação para LIV Reunião Ordinária do PRVA Saudações,      Conforme atribuições constitucionais e mediante decisão do PRVA em sua Ata nº  111 da LIII  RO, remeto termo de convocação do PRVA para sua LIV Reunião Ordinária  que ocorrerá entre os dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2020, com verificação de Poderes às 19:00h da 5ª feira,  dia 17, na Igreja Presbiteriana do Floresta.      Lembramos aos amados que, para o Representante de Igreja necessário se faz:  Credencial; Livro de Atas e; Relatórios da Igreja, conf. art. 1º $3º do Modelo de  Regimento Interno Para os Presbitérios.      O Ministro, por sua vez, deve apresentar:  Carteira de Ministro; Relatório de Atividades  referente ao ano eclesiástico, conf. art. 1º $4º do Modelo de Regimento Interno. Para os Presbitérios e; Por decisão do PRVA doc. nº. 55 da XLIII RO e doc. nº 61 da XLV RO/PRVA apresentação do carnê de contribuição ao INSS – últimas 12 parcelas.