AGENDA - 2023

Data Hora Evento Local
14 a 16/12 Reunião Ordinária Igreja Presbiteriana do JK - Endereço clique aqui
Programação anual das Federações de UPA e UMP

A LIBERTAÇÃO INTEGRAL NA VIDA DE UM SER HUMANO

MARCOS 5:  1- 20  

Um grande filósofo do passado por nome Karl Jaspers dizia que não há nenhuma filosofia do Ocidente que não tenha sido desenvolvida sem que a Bíblia fosse o Pano de fundo da questão. Enquanto isto, Karl Max que veio bem depois de Jesus e da Igreja Primitiva, tentou criar um projeto interessante de uma sociedade semelhante a Igreja Primitiva, com base no conceito da tradição judaico cristão, só que Marx pecou, quando imaginou que ele poderia fazer isso sem a necessidade de Deus. E, em outras palavras, Jung dizia que ainda que ele não acreditasse, mas não se pode negar que a fé realiza coisas tremendas que nem imaginamos em termos de proporcionar bem à humanidade.

Como pastor, não posso negar que estou consciente das propostas terapêuticas nas curas das pessoas, especialmente aquelas propostas que sugerem a necessidade de re-significar a história e seus momentos específicos. Creio também na cura pela fala, na mediação, na medicação. Admito que a tomada de consciência e a possibilidade de uma boa conversa pode trazer cura, refrigério, libertação, ou no mínimo, aliviar tamanha e forte dor no coração e na alma de qualquer um, que de outra maneira dificilmente seria possível. Por outro lado, não posso negar também que em diversos aconselhamentos eu mesmo já tentei que tais coisas acontecessem na vida das pessoas, o que infelzimente não deu nada certo. Quantas vezes assistir esse filme na vida de muita gente. No final não aconteceu nada de positivo. 

Todavia, quando Jesus entra a coisa é transformada para melhor.    

0l) Jesus trouxe na vida daquele moço uma libertação de si mesmo, pois ela estava fora de si. Porque não dizermos que talvez este seja um dos níveis mais difíceis de libertação.

02) Jesus trouxe na vida aquele moço uma libertação de alcance psíquico. A sua cabeça estava confusa sem saber o que fazer.  

03) Jesus trouxe na vida daquele rapaz uma libertação de alcance familiar. Ele foi reintegrado à familia.  

04) Jesus trouxe na vida daquele moço uma libertação de alcance social. Ele vivia fora de si, da familia e da sociedade.   

05) Jesus trouxe na vida daquele moço uma libertação de alcance espiritual. Ele vivia sendo destruido por forças espirituais do mal. 

06) Jesus trouxe na vida daquele homem uma libertação de maneira abundante. Ele vivia ao relento, sem casa, sem lugar para colocar sua cabeça, sem comida, sem dignidade de vida, sem cidadania, sem direito à vida. Jesus trouxe a ele uma vida abundante (João: 10: 10).     

O texto nos ensina que Jesus se aproximou daquele excluído. E é por isto também que nós não podemos ser como o Justo Veríssimo da vida, que não se aproximava do pobre porque não queria se sujar de pó, sangue e poeira. Ora, o evangelho é integral e a libertação também. “Não há coração puro que não seja apaixonado”, já dizia Jhon Machay. Como dizia Padilha: “A Bíblia não ensina uma fé só para a “outra vida”, que não resulta em compromisso como o seu semelhante, compromisso enraizado no evangelho. Não há lugar para estatísticas do tipo “quantos morrem sem Cristo a cada minuto”, se não levarmos em conta quantos morrem de fome”. 

Edinaldo Felipe dos Santos   
Associaçao Projeto Videiras/ Ipatinga-MG
(031) 3824-0007; 85172884

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal